Blog

Conheça mais sobre fusão de empresas!

Conheça mais sobre fusão de empresas!
  • Compartilhe

Fusão de marcas é um processo em que duas ou mais empresas combinam suas identidades de marca para formar uma nova. Mas então, como funciona?

O conceito de Fusão de Marcas é fundamentado quando duas ou mais companhias se unem para formar uma nova sociedade. Essa união resulta na criação de uma terceira marca que sucede as marcas originais em direitos e obrigações. Geralmente, as empresas envolvidas estão no mesmo setor ou setores relacionados. A fusão visa criar uma organização mais sólida e poderosa.

São realizados estudos detalhados de mercado para avaliar riscos e vantagens sobre realizarem a fusão. Isso também inclui considerações sobre comunicação clara e objetiva com os clientes após a fusão.

Existem etapas fundamentais para realização de fusão de marcas:

  •  Ecossistema de Marca: Realização de entrevistas com diversos públicos internos e externos para identificar oportunidades de alavancagem das marcas.
  •  Decisão Estratégica: Com base na análise, a decisão foi a fusão das duas marcas em uma única marca comercial. Isso proporcionaria eficiências internas e clareza na comunicação ao mercado.
  •  Estratégia de Marca: Definição das aspirações vencedoras da marca e do âmbito de competição, considerando o crescimento internacional em construção e decoração.

Quais os tipos de fusão?

  •  Fusão por Incorporação: Uma empresa absorve outra, e os acionistas da empresa incorporada recebem ações da empresa incorporadora.
  •  Fusão por Criação de Nova Empresa: Duas empresas se unem para formar uma nova entidade, e os acionistas de ambas recebem ações da nova empresa.

Aspectos Legais da Fusão de Empresas:

  •  No Código Civil, a fusão de empresas está regulamentada no Capítulo X. Ela determina a extinção das sociedades que se unem para forma uma nova sociedade, que sucederá nos direitos e obrigações das empresas originais. 

Principais vantagens e desafios:

  •  Vantagens:
  •  Sinergias operacionais e financeiras.
  •  Acesso a novos mercados e recursos.
  •  Fortalecimento da posição competitiva.
     
  •  Desafios:
  •  Integração cultural e organizacional.
  •  Comunicação eficaz com stakeholders.
  •  Gestão das mudanças internas. 

Esperamos ter auxiliado em sua compreensão desta ação realizada por marcas. Fusão é uma estratégia que pode ser importante para o mercado em geral.

 


 

 

Conheça a UP!deias e transforme sua MARCA.
Conheça nossos serviços