Pense comigo, muitos empreendedores investem todo o dinheiro economizado por anos, dedicam tempo e energia na criação de um novo negócio, E aí, simplesmente alguém copia sua ideia de marca. Porém, ainda piora quando o empreendedor agora nem pode mais usar o nome de seu negócio.
Sabe quando você compra um imóvel e adquire a escritura, o registro de marca é um certificado que oferece ao empreendedor direitos sobre o uso da marca. Por isso, vamos listar abaixo quatro benefícios ao realizar o registro da sua ideia/marca.
#1 - Exclusividade
Sua marca passa a ser única no mercado!
Vamos fazer o seguinte exercício, imagine lançar uma marca no mercado e descobrir que já existe alguém com o registro ou marca que você idealizou?
Quando isso ocorre, você não tem o direito de dar seguimento com sua marca porque já existe alguém cujo registro o dá autorização de usa para aquela marca. Portanto, após o registro da sua marca, o proprietário garante o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, no seu segmento de mercado.
OBS: empresa detentora do registro tem o direito de pedir a retirada de marcas iguais ou semelhantes que possam confundir o consumidor. Muitas vezes, uma notificação extrajudicial já é suficiente para resolver a questão do plágio de forma amigável. Mas se não for, o titular pode providenciar as medidas cíveis e criminais cabíveis para defender sua marca.
No artigo 189 da Lei de Propriedade Industrial está previsto que a reprodução ou imitação de marca registrada é crime, sob pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa.
#2 - Credibilidade
A missão da sua empresa é prospectar clientes e obter resultados, mas pense comigo. Agregar valor é o que todo negócio procura, o registro de marca oferece isso, pois, por meio dele os clientes passam a ter confiança no negócio.
Transmitir uma imagem de credibilidade de uma empresa seria.
OBS: todo negócio registrado é reconhecido por meio de um símbolo ®
#3 - Franqueadora
Uma marca que seja solida e que tenha um amplo alcance de mercado precisa ser registrada. Já imaginou, sua marca ter o direito de gerar receita por meio de franquias?
Modelos de negócios baseados no seu, mas que pessoas compram ideias pela valorização da sua marca. Por isso, é fundamental registrar a marca.
#4 - Valorização
Toda empresa quer ter uma marca que tenha valor de mercado. Quando você registra uma marca ela passa a ser valorizada. Os investidores estão sempre observados essa questão.
No entanto, o mais importante é gerar valor de marca, ou transformar o ativo marca no mais valioso da empresa. Portanto, uma marca só poderá ser avaliada, contabilizada, vendida e até mesmo utilizada como garantia em operações financeiras se for registrada.